top of page

5 Medos que impedem as pessoas serem Mergulhadores e Mergulhadoras

Atualizado: 9 de jan. de 2020


Todos nós já ouvimos as pessoas dizerem que têm medo de fazer o curso de mergulho por uma variedades de motivos;

Claustrofobia, tubarões, afogamento, e provavelmente muitos de nós sentimos esses medos antes de nos apaixonarmos pelo esporte.

Saiba como superar esses medos!

5 Medos que impedem as pessoas de serem mergulhadores

Embora o mergulho encanta muitas pessoas, a maioria delas tem medo de experimentar a atividade, pois por falta de informação adquire como verdade alguns mitos e inverdade a respeito do mergulho.

Sendo que esses medos, que impedem as pessoas de mergulhar na vida marinha, podem ser superado com o treinamento apropriado, atenção dos instrutores e seguindo os exercícios em águas confinadas a risca. Isso tratará de trazer a confiança, que vai tirar todos os medos de mergulhar.

Arte Academia Dive raramente perde um aluno por algum tipo de medo, pois trabalha com o aluno sem pressa em sua preparação que antecede o batismo.

É bom que fique claro, que o mergulho é um esporte seguro, porque é um esporte onde você só pode praticar, após passar pelo seu batismo em águas abertas, uma prova guiada pelo seu instrutor que vai te tornar apto a ter uma credencial internacional, que permite o mergulho recreacional, em qualquer lugar do mundo, até 18 metros de profundidade.

Medos que impedem as pessoas de mergulhar:

1. Medo de afogamento

O medo mais comum é de afogamento, sem dúvida: somos animais terrestres. E de repente encontramos-se embaixo da água. Seja na piscina, lago ou no oceano com um regulador na boca pode ser assustador a princípio.

No começo podemos estranhar, mas depois que sentamos no chão de uma piscina, iniciando no raso é claro, gradativamente a confiança vai aparecendo para ir superando metro a metro.

A respiração é muito importante, então respirar fundo e lentamente vai mante-lo calmo e com a situação controlada.

2. Medo de tubarões, ou outros animais marinhos

Medos de mergulhar

Se algum amigo estiver receoso por causa de tubarões, fala de números para ele, pois são raros os animais marinhos perigosos para as pessoas, que ataques de tubarões são muito raros em mergulhadores.

Você pode ajudar um novo mergulhador a perder esse medo, e mostrar que esses fascinantes animais, incluindo os tubarões, são lindos em seu habitat natural.

As pessoas imaginam entrar no reino dos tubarões, imaginam também que são máquinas ferozes em busca de alimentação. Outras pessoas também tem medo do Polvo e das Moreias, pela fisionomia não muito amigável.

Este receios são completamente desnecessário, estes animais não tem a mínima pretensão de atacar nós mergulhadores, e para perder esse medo só enfrentando com um profissional do mergulho.

3. Claustrofobia

A sensação de estar "preso" sob a água, talvez exacerbada pela pressão da água, pode fazer algumas pessoas se sentir claustrofóbico.

Isso pode causar qualquer coisa de desconforto para todos, o que pode levar um mergulhador a subir muito rápido, o que não é uma boa ideia.

Se esse sentimento geralmente aflige você ou um amigo de mergulho, a melhor coisa a fazer é tentar acalmar a mente. Concentre-se na sua respiração e lembre-se que você pode ir para superfície a qualquer momento.

Mantenha a sua mente sobre o que você está fazendo e vendo, ao invés de focar na água entre você e a superfície.

Lentamente, acostume-se com à sensação de estar debaixo d'água. No tratamento da fobia, isso seria chamado dessensibilização sistemática.

E você sentir a claustrofobia mesmo recebendo o melhor de você, é melhor abandonar o mergulho enquanto você ainda está relativamente calmo e pode subir em uma taxa normal descompressiva.

Dica importante: Escolha seu batismos em profundidade entre 7 a 12 metrôs, e gradativamente escolha outros pontos de mergulho que sua evolução será garantida.

Um ótimo local de batismo em São Paulo é Ilha das Cabras, em Ilhabela, um santuário marinho com profundidade ideal ao primeiro mergulho.

5 Medos que impedem as pessoas serem Mergulhadores e Mergulhadoras

4. Medo de faltar o ar no cilindro

O medo de afogamento é um dos mais comuns, este é mais específico, e se concentra no fornecimento de ar parar de repente, que por causa da falha do equipamento ou porque o ar pode acabar do cilindro.

Uma das melhores maneiras de superar esse medo é simplesmente respirar o regulador para se acostumar com o que se sente. Iniciar respirando o regulador em terra firme, se necessário.

Aprender a boa gestão do ar também é útil, incluindo no ensino de mergulhadores para verificar regularmente seus medidores de ar.

Aprender a confiar em seu equipamento também ajuda. Operadoras de mergulho costumamos testar todos os equipamentos e qualquer mínimo detalhe de funcionamento, os equipamentos vão direto para a revisão.

E se um regulador falhar, a construção moderna significa que tal falha fará com que ele livre-fluxo de ar. Ele irá essencialmente fornecer muito ar, não pouco.

5. Medo de falhar

O mergulho é diferente de tudo, a maioria das pessoas já tentaram antes. Ele exige que você navegue em 3D, e coloque demandas em seu corpo que são muito diferentes da maioria dos outros esportes.

Você também deve dominar um conjunto de habilidades específicas, como a limpeza da máscara, controle de flutuação e deslocamento sem usar as mãos.

Todas essas novas exigências podem parecer assustadoras para algumas pessoas, e elas podem no inicio falhar e parecer tolas. E são sua experiência de água significa que te coloca em altas exigências sobre si mesmo, em termos de conforto e domínio das habilidades.

Se você gostaria de ser mergulhador ou mergulhadora, mas você tem medo, aceite que é uma nova habilidade, que exigirá trabalho para dominar. Abraçar a ideia de ser um novato em algo ajuda a absorver os ensinamentos.

Aprecie o desafio de aprender algo inteiramente e novo. Saiba que os medos que impedem as pessoas de mergulhar são comuns - você não está sozinho.

Seu instrutor, sempre irá lembra-lo que o mergulho é um esporte não-competitivo. Não há necessidade de "ser o melhor". Cada mergulhador desenvolve habilidades em seu próprio ritmo. Um aprendiz um pouco lento no início pode superar todos os outros mais tarde.

Curso de Mergulho - Arte Academia Dive

2.425 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page